Um Jardim de Outrora

| por

jardim-de-outrora-1Oi, amores!
Vocês que me acompanharam nas últimas semana aqui no blog, viram neste post e neste aqui as fotos que eu fiz neste lugar maravilhoso chamado Jardim de Outrora que está na Casa Cor Santa Catarina deste ano, e é obra de uma arquiteta que eu admiro muito, a Ana Trevisan.

casa cor santa catarina 2016
Esta é a Ana, autora do projeto ;)

Desde que postei a primeira foto, recebi uma chuva de elogios pela escolha da locação, então resolvi pedir para a Ana me contar uma pouco mais sobre o projeto.
Vem comigo? ;)

jardim-de-outrora-3“No resgate histórico da casa ‘Dr. Oswaldo Cabral’, o Flamboyant existente no terreno foi a principal inspiração para a criação do espaço ‘Um Jardim de Outrora’. Situado em 350 m² localizados entre a árvore e a edificação – ambos tombados pelo patrimônio histórico, o jardim contemplativo faz o convite para uma pausa e também à convivência, o relaxamento e a apreciação do mesmo em meio aos sons da cidade.
O ponto de partida para a composição do projeto foi a delimitação de uma circulação central, que permitiu a criação de espaços de estar com floreiras e elegantes bancos em madeira. Para fazer a drenagem das águas pluviais para o solo foi escolhido um piso drenante, sustentável e feito a partir de material de reuso, composto de cimento e sobras de pedras.
Os tons cinza e azul, presentes na fachada da casa, estão também pelo jardim, combinados com o preto e o verde das plantas, trazendo uma proposta contemporânea ao local.
A vegetação escolhida para compor o espaço utiliza espécies frutíferas e ornamentais, que exploram os tons e texturas, indo do verde ao rubro.
Pensando na contemplação dos visitantes ao entorno do jardim, foram escolhidas plantas com  de porte baixo e médio.
Um destaque no projeto é a disposição da piscina paralela à casa, que recebeu acabamento na cor preta minimizando seu destaque  em meio ao jardim, caracterizando um espelho d’água capaz de refletir a escultura a escultura do artista plástico catarinense Rô Rita que complementa o cenário.
Para ambientar o espaço embaixo do flamboyant, uma elegante ambientação com balanços na cor azul despertam e relembram a infância. As peças são do designer Marcelo Rosembaum e por serem feitos em corda náutica, podem ficar expostos às intempéries. Também estão dispostas sob a árvore, a poltrona Biguá, feita artesanalmente em madeira maciça, do designer Carlos Motta.
Depois que o sol sair de cena, a iluminação revela o que precisar ser visto.  O projeto luminotécnico priorizou a criação de uma luz suave e aconchegante, eliminando o posicionamento de facho concentrados e iluminando as plantas sem causar danos às mesmas.  Destaque para a iluminação linear indireta com fita flexível em led azul, criada nas floreiras e bancos, mostrando que cor é bem vinda quando aplicada de forma correta.
Um Jardim merece uma apropriação, virar um pátio para celebração! ”

jardim-de-outrora-4Colaboram com a Ana neste projeto, o Arquiteto Rodrigo Gheller e Gilberto Gomes, estudante de arquitetura.

jardim-de-outrora-5As fotos são da Mariana Boro.

jardim-de-outrora-6Boa notícia do dia: Ainda dá pra conferir o jardim de pertinho! Neste último final de semana, a Casa Cor Santa Catarina fica aberta das 13h às 21h no sábado, e das 13h às 19h no domingo.
Aí não esquece de me contar o que achou, tá? Beijoca ♥

 

 

POR

"Arquiteta de formação, fashionista de coração. Viciada em moda e cultura pop."

Deixe seu comentário