A Guerra dos Tronos

| por

Em 1996, o escritor George R. R. Martin nos presenteou com o livro A Guerra dos Tronos, o primeiro da saga das Crônicas de Gelo e Fogo. Em 2011, a HBO adquiriu os direitos da obra para nos presentear com uma das maiores produções televisivas de todos os tempos.

Não é exagero! Game of Thrones é um fenômeno mundial.

Os acontecimentos que permeiam os habitantes dos Sete Reinos ganham proporções estrondosas e todos parecem estar de olho no Trono de Ferro. A trama gira em torno de quatro famílias principais: Stark, Lannister, Baratheon e Targaryen.

Tudo inicia quando a comitiva do rei desembarca em Winterfell, uma terra fria comandada pelo lorde Ned Stark e sua família. O rei Robert Baratheon é um velho amigo de Ned e pede que ele venha à capital aconselhar o soberano. Relutante, Ned parte com suas duas filhas e deixa os filhos para cuidar de suas terras. Não demora para que as intrigas da corte – onde todos têm seus próprios objetivos obscuros – recaiam sobre a nobre família Stark.

CS 58 (13/10/10)

Enquanto isso, do outro lado do oceano, uma jovem princesa refugiada é vendida como esposa para um líder selvagem que sequer fala o seu idioma.

E isso são apenas os primeiros episódios. Luxúria, cobiça, traição, violência são apenas alguns dos ingredientes para essa história. As jogadas políticas são muito interessantes, como cada família age e articula seus planos para um fim específico.

Como a rainha diz para Ned Stark, “quando você joga o jogo dos tronos, ou você vence ou você morre”. E realmente, a morte é algo muito presente na série. Famoso por não ter qualquer apego aos seus personagens, GRRM mata indiscriminadamente, para a tristeza dos fãs. E é isso também que torna a trama tão interessante. Saber que ninguém está a salvo e que sim, seja qual for a sua intenção, suas ações terão severas consequências. Por isso mesmo que, antes de começar a assistir a série, é necessário fazer um pacto sem spoilers com seus amigos que já leram os livros ou viram mais episódios que você, para garantir que a amizade continue.

Embora receba mais atenção pelas suas polêmicas (incesto, estupro, nudez, tortura), a ambientação de Game of Thrones também é incrível. A fotografia é linda e a direção de arte é minuciosamente criada para nos remeter a uma época e um local que acreditamos ter existido. Desde o figurino às locações, que passam pela Espanha, Irlanda, Croácia e Islândia, para citar algumas. Apenas o primeiro episódio da série custou cerca de 10 milhões de dólares.

Claro que tudo isso se deve também aos seus produtores e roteiristas David Benioff e Daniel Brett Weiss, que são verdadeiros fãs do trabalho de GRRM. Tanto que, em entrevista, eles disseram que convenceram o autor a ceder sua obra para adaptação após uma longa conversa com os dois e fazer a seguinte pergunta: quem vocês acham que é a mãe de Jon Snow? Seja qual foi a resposta, parece que eles acertaram.

No último domingo (24), a série iniciou sua sexta temporada, com estreia simultânea em diversos países (não sei o número exato deste ano, mas em 2015 foram mais de 170 o.O). Preparem o coração para o que vem por aí.

Atenção para spoilers da sexta temporada

O primeiro episódio da sexta temporada foi morno, nos situando no que aconteceu com praticamente todos os núcleos de personagens depois dos acontecimentos do final da quinta temporada. Para a tristeza de boa parte dos fãs, Jon Snow está de fato morto. Mas seu corpo está guardado pelos poucos homens que ainda lhe são leais na Patrulha da Noite, junto com sir Davos. A expectativa é que Melisandre faça algum feitiço para revivê-lo.

Aliás, falando na Mulher Vermelha, o que foi aquela cena final? Eu achava mesmo que a bruxa deveria ser mais velha do que aparenta, mas não tanto assim. No instante em que ela tira suas roupas e seu colar para revelar sua verdadeira forma, foi um momento de admitir a sua fraqueza perante seu erro em acreditar que Stannis Baratheon era realmente o escolhido. Mas ainda mais que isso, um baque em sua inabalável fé.

Game of Thrones

Cada vez mais ao norte, Sansa finalmente conseguiu fugir das garras de Ramsay e encontrou Brienne, que agora fará de tudo para protegê-la.

Aria continua com o seu treinamento nada convencional para se tornar uma mulher sem rosto, agora cega. Ela está precisando mendigar para sobreviver e parece que vai apanhar bastante até aprender a lidar com a sua nova condição.

Cersei soube da morte de sua filha e, junto com Jaime, já arquiteta a vingança contra aqueles que a humilharam (shame… shame… shame).

Tyrion (<3) e Varys tentam encontrar uma maneira de gerenciar Meeren, cujo povo encontra-se desamparado e descrente após o sumiço de Daenerys. Enquanto isso, a nossa Khaleesi (depois de três dias para pronunciar todo o seu nome) foi levada por um khalasar para um novo Khal que a encaminhou para viver com as viúvas dos antigos Khals. A minha pergunta é: onde está Drogon este tempo todo para dar um help pra mamãe?

E, pra finalizar, Dorne. Que eu não poderia me importar menos. Não sei vocês, mas o elenco e a trama ali não me prenderam em nada. Isso que eu me desesperei com a morte de Oberyn!

Nesta temporada teremos o retorno de Bran Stark e saberemos o que ele andou fazendo com o corvo de três olhos. Provavelmente ampliou seus poderes de warg. O ator que interpreta o jovem Stark, Isaac Hempstead Wright, disse em uma entrevista que seu personagem olhará para o passado de Westeros e nos mostrará alguns acontecimentos que influenciaram o presente. Já estou ansiosíssima para os flashbacks!!

Fim dos spoilers

Vale lembrar que agora a série já ultrapassou os livros, e o que vem a seguir será novidade para todo mundo. Ainda bem que David e Daniel consultam George Martin para decisões mais importantes. Game of Thrones já está renovada para a sétima temporada.

E você, também se rendeu ao mundo de Game of Thrones? O que mais gosta da série e o que achou do retorno desta temporada?

Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima. Valar Morghulis ;)

POR

"Jornalista pós- graduada em cinema, viciada em cultura pop e dependente de um app para organizar toas as séries que assiste."

Deixe seu comentário

7 comentários

  1. Eduardo Augusto

    Game of trones é sensacional… Certamente é aquela série que empolga e deixa ansioso para o próximo capítulo! Será que a Daenerys reinará em Westeros?

    Responder
    1. Carol Bonamigo
      Carol Bonamigo

      Olha Edu, minhas apostas estão na Daenerys, Tyrion ou Jon Snow (sim, ainda tenho esperanças pra ele).. Vamos ter que continuar assistindo pra descobrir.. ;)

      Responder
  2. yOukKilsFbes3jUnGaAGC34qIp2G7t9sBPQ9RgS15t3iQRtLy7RLiVJZOvxQzacX

    Nossa Carol, sensacional! Só uma fã mesmo conseguiria um relato tão apaixonante. Parabéns!
    Winter chegou com tudo, adorei o primeiro episódio da nova temporada, fiquei boquiaberta com a aparência da bruxa, e dei muitos gritinhos de graças a Deus com a chegada da Brienne.
    Rindo alto com os 3 dias para a Khaleesi pronunciar seu nome, e quase que dá certo né rsrsrsrs
    Em fim, domingo tem mais, não vejo a hora.
    Ainda tenho esperanças quando ao Jon Snow….quem você acha que é a mãe dele?
    Abraços

    Responder
    1. Carol Bonamigo
      Carol Bonamigo

      Obrigada! Difícil é não se apaixonar por GoT!
      E sim, a Daenerys poderia ter poupado todo o tempo pra dizer seu nome falando apenas “viúva de Khal Drogo”. Hehehe
      Eu também ainda tenho esperanças para Jon Snow.. Quanto a sua origem, tem muitas teorias dos fãs na internet (principalmente dos que leram todos os livros e têm informações mais detalhadas). A que mais faz sentido para mim (e que eu acho que rolaram umas pistinhas na série), é a…….

      SPOILERS SPOILERS SPOILERS

      ……. Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen. Lembra, ainda na primeira temporada, que eles contam como Robert Baratheon se tornou rei? Rhaegar Targaryen era príncipe e sequestrou Lyanna (irmã de Ned Stark). Após a revolta contra a coroa e a guerra (que durou cerca de um ano), Lyanna já tinha morrido, mas supostamente deixou um herdeiro. A teoria é que Lyanna e Rhaegar tiveram um filho juntos. Como Robert saiu matando todos os Targaryen que sobraram, Ned teria protegido a criança, filho de sua irmã, dizendo que era seu bastardo. E o criou junto aos seus filhos.
      Desta forma, Jon Snow teria sangue Targaryen e Stark, metade dragão e metade lobo, e seria um forte candidato ao Trono de Ferro.

      SPOILERS SPOILERS SPOILERS

      O que você acha dessa teoria?

      Responder
      1. Fernanda Candaten

        Uau! achei o máximo, estou torcendo por ela rsrsrsrsrs
        E agora que você mencionou, parece fazer muito sentido, ao longo das temporadas eles vão dando pedacinhos desta história aparentemente sem uma conexão imediata.
        Show!

        Responder
  3. Hilario Junior

    Os primeiros 15 minutos deste episódio já deram aquela sensação de que valeu a espera de meses… Já TWD terminou com um sensação de “já podia ter terminado”.

    Responder
    1. Carol Bonamigo
      Carol Bonamigo

      Concordo contigo, Hilario! Dá aquele sentimento que a espera não foi em vão.
      Quanto a TWD, eu até gostei da última temporada, mas creio que o Negan poderia ter aparecido antes e a opção deles em ocultar quem morreu na pancada final foi muito covarde.. Esses “detalhes” meio que estragaram um pouco pra mim..

      Responder