Três séries de super-heróis

| por

Foi-se a época (há muito tempo) que quadrinhos e super-heróis eram um nicho que atraía apenas os meninos. E não é de hoje que as adaptações de quadrinhos têm enchido as salas de cinema e os cofres dos grandes estúdios. Então por que a televisão não ficaria com uma fatia desse bolo?

Achei que era propício falar sobre isso nesta semana para nos prepararmos para esta sexta-feira, quando a Netflix vai liberar todos os episódios da segunda temporada de Demolidor. E pelos trailers e vídeos promocionais que foram divulgados, promete!

Demolidor

Se você curte gênero de ação, mas acha que o mundo dos super-heróis não é pra você, é hora de dar uma chance. Vamos começar pelo já citado Demolidor. Nessa leva de mascarados em um ambiente mais realista e sombrio (um beijo pro Christopher Nolan e sua trilogia do Batman), aqui temos Matt Murdock (Charlie Cox), um advogado durante o dia e vigilante pela noite. Até aqui nada de mais, não fosse por um detalhe: Matt não enxerga. Na infância, um acidente o deixou cego e ele aprendeu a ampliar seus demais sentidos para ser autossuficiente (não vou entrar em detalhes sobre o seu treinamento para não entregar nada).

maxresdefault2

Além da história de origem do personagem, Demolidor nos conta o início de um dos maiores vilões da Marvel, Wilson Fisk, também conhecido como o Rei do Crime (Vincent D’Onofrio em excelente atuação). Deborah Ann Woll (a Jessica de True Blood), Elden Henson e Rosario Dawson completam o elenco.

Como não poderia deixar de ser (afinal, estamos falando de um protagonista cego), as cenas de luta são muito bem coreografadas, nos mostrando as habilidades de Matt sem parecer forçado. E o roteiro em si é muito bem amarrado (o criador da série, Drew Goddard, foi também roteirista de Alias e Lost).

Pra quem já assiste a série, a segunda temporada vai contar com dois personagens bem importantes do universo Marvel, Elektra e Justiceiro. Já sei o que fazer neste fim de semana (maratonaaaaaaaaaa)!

Jessica Jones

Mas se você precisa de um pouquinho mais de girlpower, não se preocupe. No mesmo bairro de Nova York (Hell’s Kitchen), no mesmo universo compartilhado da Marvel (há constantes menções dos Vingadores dentro dessas séries), há também Jessica Jones. Uma detetive particular alcoólatra e com sérios problemas de relacionamento (Kristen Ritter em um de seus melhores papéis) é dotada de superforça. Apesar de completamente antissocial, ela se vê obrigada a agir quando um psicopata capaz de controlar mentes vem ao seu encontro novamente.

Jessica-Jones-divulgação

Aliás, David Tennant como Kilgrave (o tal psicopata) é simplesmente sensacional! Como gostar de alguém que comete tamanhas atrocidades? Tennant consegue! Ele simplesmente rouba a cena sempre que aparece. Pena que ele apenas dá as caras no terceiro episódio. Confesso que três episódios é o máximo que me esforço para ver uma série nova. Se ela não me cativar até seu terceiro capítulo, eu abandono. Para Jessica Jones abri uma exceção e não me arrependo. A série ganha um novo fôlego a partir do quarto episódio e não decepciona mais.

Infelizmente as cenas de luta não são tão bem feitas quanto as do Demolidor, mas vale a pena. Toda a primeira temporada está disponível no Netflix.

Arrow e The Flash

Agora, se você prefere uma trama mais aberta, vilões semanais e mais tempo dedicado aos envolvimentos amorosos, a CW, emissora norte-americana voltada para o público jovem (que transmite séries como Supernatural, The Vampire Diaries, dentre outras), investiu pesado nos super-heróis em uma parceria de sucesso com a DC Comics. Disto surgiu Arrow, sobre a história de origem do Arqueiro Verde. Em sua quarta temporada, já gerou dois spin-offs (série derivada de outra série): The Flash e DC’s Legends of Tomorrow.

arrow-season-4-poster_0

Apesar de Arrow ter atingido seu ápice na segunda temporada e ter passado a maior parte da quarta se redimindo dos erros da terceira (meu Deus, que frase confusa), ainda é a galinha dos ovos de ouro da emissora. Já Flash, apesar do tom mais leve, tem uma narrativa muito próxima dos quadrinhos. Afinal, eles introduziram a viagem no tempo ainda na primeira temporada e estão explicando a existência de multiversos na segunda! Incrível!

Ambas as séries pecam nas lutas coreografadas demais (daquelas que você vê o vilão esperando o soco), mas vale a diversão.

O bacana é que como são séries interligadas de uma mesma emissora, rola constantes crossovers entre elas (quando aparecem personagens de uma série na outra, influenciando os acontecimentos também na sua trama). Aqui no Brasil ambos os shows são exibidos pelo canal Warner.

E aí galera, quem mais curte as histórias de super-heróis? Deixem nos comentários o que vocês assistem e o que gostariam de ver aqui no blog. Adorei os comentários que vocês deixaram no post anterior, e já estou preparando posts pra todas as sugestões.

Até a próxima! ;)

POR

"Jornalista pós- graduada em cinema, viciada em cultura pop e dependente de um app para organizar toas as séries que assiste."

Deixe seu comentário

10 comentários

  1. Eduardo Augusto

    Realmente os super heróis estão a todo vapor! Das série citadas estou acompanhando Demolidor e Arrow. Demolidor é top! Muito bom e ansioso pela segunda temporada… Arrow começou muito bem e hoje, na minha opinião, deixa a desejar. As demais séries citadas eu não assisto. Acho que os super heróis nasceram dos quadrinhos… Há séries derivadas de quadrinhos que não sejam de super heróis?

    Responder
    1. Carol Bonamigo
      Carol Bonamigo

      Olá Eduardo! Concordo com tudo o que você falou! Infelizmente Arrow tem deixado a desejar mesmo..
      E quanto a sua pergunta, sim, existem muitas séries adaptadas dos quadrinhos que não são sobre super-heróis. The Walking Dead é uma delas.
      Aliás, obrigada pela dica. Vou preparar um post sobre isso. Continue ligado.

      Responder
  2. Patrícia Viana

    Excelente matéria!
    Por dica sua dei uma chance ao Arrow e Flash e virei fã de carteirinha!
    Você insistiu no Demolidor e não me arrependi de ter dado a oportunidade de conhecer. Desses, apenas o Jessica Jones que não rolou pra mim. .. posso estar sendo injusta, mas quando nem o trailer me chama a atenção, não gasto tempo vendo o primeiro episódio. A atriz me pareceu muito pouco expressiva… posso estar enganada, como já estive sobre o Arrow, quando um preconceito tolo me manteve longe por muito tempo.
    Continue nos inspirando. ..
    Beijos.

    Responder
    1. Carol Bonamigo
      Carol Bonamigo

      Que bom, Patrícia! É sempre bom dar oportunidade a coisas novas, melhor ainda quando elas nos surpreendem positivamente.
      Eu sou suspeita, pois adoro séries de super-heróis! Mas a segunda temporada de Demolidor, assisti inteirinha neste último fim de semana! Conseguiram manter o bom nível da primeira!
      Continue assistindo.
      Beijos

      Responder
  3. Nataly

    até eu que não sou lá muito fã de super-herói fiquei curiosa pra ver.
    texto bom de ler (que ótimo treino para um blog só seu, aliás) – tô adorando.

    continua arrasando, colaboradora. <3

    Responder
    1. Carol Bonamigo
      Carol Bonamigo

      Obrigada Nataly! Fico bem feliz que você tenha gostado! <3

      Responder
  4. Jessica Trojan

    Adoreiiii Carol, to louca pra ver Demolidor, fiquei bem curiosa com o seu post hehehehehe :D Apesar de estar super atrasada com Arrow, mas foi uma das séries que mais gostei e a indicação foi sua pra variar HAHAHAHAHA e quero que você fale de Vampiros nos próximos posts. :D :D To adorando… Bjoos Amiga :*

    Responder
    1. Carol Bonamigo
      Carol Bonamigo

      Oi Jéssica! Bom te ver por aqui!
      Corre logo ver Demolidor, você vai amar!!!
      E sua dica foi anotada, em breve um post sobre vampiros.. ;)
      Beijos

      Responder
  5. felipe augusto

    gostei demais de demolidor, realmente me surpreendeu. já jessica jones vale pelo vilão, para quem torcemos mais do que pela protagonista.

    Responder
    1. Carol Bonamigo
      Carol Bonamigo

      Pois é, Felipe. Também me senti muito mais cativada pelo vilão que pela heroína em Jessica Jones. Mas Demolidor está ótimo! Segunda temporada manteve o nível da primeira!

      Responder