4 itens de decoração que parecem sem graça mas fazem to-da a diferença

| por

De tão comum que é encontrarmos esses itens de decoração em qualquer casa minimamente decorada, (tenha ela uma estética legal ou não), os tapetes, espelhos, plantas e até as cores das paredes não ganham a devida atenção quando paramos para pensar na própria decoração.

A não ser para os alérgicos ou os que não curtem plantas mesmo, esses itens são básicos de se ter e normalmente escolhemos sem dificuldade: um tapete que complemente as cores da sala, paredes neutras, um espelho de corpo inteiro no quarto , talvez um no hall de entrada, uma planta no canto da sala, e pode acabar por aí. (Se esse não é o caso da sua decor, pode ter certeza que você já tem um olho muito bom!)

Só que se você entrar no Pinterest e saborear aquele montão de imagens de decoração profissional, comece a prestar bastante atenção nos itens que compõem os ambientes: logo você vai se dar conta que itens básicos como um tapete ou espelho de básico não têm nada! Ele são bem valorizados, e muitas vezes, usados inclusive como ponto de destaque do ambiente.

Sabe aqueles detalhes que fazem o profissional se diferenciar do amador? Então!

Antes de investir em uma peça cara de decoração para compor a sua casa, que tal dar uma atenção especial a 4 itens que normalmente passam batido mas podem fazer to-da a diferença no seu espaço?

Não é só para checar o look

Espelhos são ótimos para expandir ambientes e dar aquele check na roupa antes de sair. Mas pouca gente sai do modelo básico: espelho quadrado, moldura fina.

Para ousar mais com eles, brinque com formato, com a moldura, com a quantidade (pode colocar vários, por que não? ).

Fugindo do retângulo convencional:

espelhos1Outra ideia que você pode roubar dos decoradores é fazer o espelho virar o centro das atenções.

Escolha uma moldura que roube cena:

espelhos2 Ouse também nos lugares onde você vai dispor o espelho, criando um espaço mais interessante. Olha só alguns lugares que não são óbvios:

espelhos em lugares inusitados

Já deu pra repensar nos seus espelhos?

Olhe por onde pisa

Outro item que parece “blah” e só um complemento ao ambiente, é o tapete.
Tapetes são minha peça preferida pra mudar totalmente um ambiente da maneira mais fácil possível.

O chão é a base da decoração e, mesmo que você não esteja usando tapete nenhum ou escolheu um tapete qualquer na loja, ele já tá ditando o estilo da sua decor! Por que então não explorar esse poder?

Dê uma voltinha rápida na sua casa e perceba o que os tapetes estão fazendo com os espaços da sua casa.

Depois volta aqui e vem ver inspiração de babar:

tapetes coloridos que são destaque na decoração

Paredes que não ficam desapercebidas

Item obrigatório para toda casa que pare em pé, mas não por isso item presente na decor.
Tantas paredes passando despercebidas poderiam virar obras de arte da sua casa. E o melhor: sem gastar muito.

O que uma cor ou um papel de parede fazem de diferença! Pra colocar na prática, o jeito mais fácil para escolher onde colocar cor ou papel de parede é perceber quais paredes ou colunas já ganham destaque natural aos olhos quando você entra no ambiente. Aí é só jogar tinta. O segredo é não ter medo de errar na cor.

Mas para evitar erros homéricos, tanto no papel de parede como na cor,  vou te apresentar uma amigona: a roda das cores do design.

roda das cores, para escolher a melhor cor para pintar a paredeFunciona assim: tudo que está em lados opostos, vai se complementar e ficar lindão. Vale pra roupa e decor também! Se sua sala tem itens em azul, joga um laranja na parede. Pegou?

Agora que você já tem ideia das cores para usar na parede, seja em um papel de parede decorado ou pintando mesmo, se inspira nas imagens abaixo. E não passe reto na loja de tintas na próxima vez que sair de casa!

paredes com cores que destacam no ambiente
Verde que combina com tudo

Se você é que nem eu, que já matou muitas plantas na vida (até cactus), não precisa parar de ler o post aqui. A minha vida mudou quando descobri que certos tipos de folhagens podem ficar se-ma-nas sem precisar de água. Isso sem falar nos cactus, que é sempre uma ótimo opção pra quem é esquecido como eu. :P

Esqueça aquela planta ocasional, no canto da sala, que já é bem comum. Ousar nas plantas é que deixa um espaço com cara de autêntico. Assim como os outros itens, as plantas podem virar o ponto principal de um ambiente.

Se você se diz uma pessoa que não gosta de plantas, olha beeem pra imagens que eu escolhi de inspiração. O que seriam desses espaços sem verde vivo?
E já aviso: decorar com plantas vicia!

plantas na decoração de forma criativa
E aí, o que achou das dicas? Conta aqui nos comentário!

POR

"Jornalista de formação, escreve em blogs desde sempre. É apaixonada por toda forma de arte e design, ainda mais se estiverem no mesmo espaço em que ela está."

Deixe seu comentário